O feedback de uma liderança legendária
- Adriano Betelli
- 18 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
O tema feedback é um dos mais abordados quando o assunto é liderança e desenvolvimento profissional. O termo feedback é definido por muitos como retroalimentação, porém eu prefiro a definição como reorientação.
Historicamente o termo surgiu durante a corrida espacial, nessa época a NASA enviou ao espaço foguetes não tripulados. O foguete durante o seu percurso emitia um sinal de rádio para a base da NASA, na Terra, onde especialistas faziam as análises dos dados, como temperatura, velocidade e etc, na sequência o foguete recebia um novo comando da Terra para que o mesmo continuasse o percurso ou fizesse as adequações necessárias. Essa comunicação foi chamada de “feedback”, e com o tempo o termo foi incorporado ao meio corporativo chegando a todos nos dias atuais.
Algumas estatísticas validam a importância da cultura de feedback:
Um número significativo de 85% dos trabalhadores não estão empenhados desmotivados por não receberem feedbacks no trabalho. (Gallup)
Colaboradores desinteressados e com baixo engajamento ao serem questionados qual é o motivo desse desinteresse, 30,9% dos trabalhadores não acreditam que o seu empregador leve a sério o seu feedback. (Bonusly)
69% dos trabalhadores afirmam que trabalhariam mais se os seus esforços fossem ativamente reconhecidos através de feedback. (Zippia)
A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Abraham Lincoln.
Através desses números fica claro que o feedback é uma ação, que deve ser feita para orientar e reorientar se necessário o comportamento durante um percurso. Seja ajustando o comportamento para obter a melhor performance ou confirmando que o comportamento é o adequado para atingir o objetivo planejado.
Nos dias de hoje podemos encontrar dispositivos de feedback em vários lugares, por exemplo no seu celular, ele pode ter um aplicativo que lhe oferece um feedback sobre os seus batimentos cardíacos, ou sobre a sua distância percorrida e velocidade obtida em uma corrida, nele também pode conter um dispositivo que forneça feedback sobre as suas finanças e investimentos.
Dessa mesma maneira o feedback deve ser utilizado na liderança, um líder deve fornecer feedback de forma constante para os seus liderados durante o percurso, assim ele fará a gestão de pessoas com a correção dos comportamentos inadequados ou ineficientes, desenvolvendo os comportamentos necessários e esperado pelo liderado, além de acompanhar e reconhecer os comportamentos adequados e eficazes.
Para isso é necessário preencher três tópicos durante a aplicação do feedback:
1º Deixar claro qual é o objetivo e propósito da conversa.
2º Deixar claro o que aconteceu ou o que você espera do liderado Isso depende do tipo de feedback que o líder vai fornecer, se for um feedback de correção ele utilizará o “aconteceu”, pois, a referência é o passado, se o feedback for de desenvolvimento ele utilizará “o que eu espero de você é..” pois a intenção é desenvolver um comportamento, então a referência é o futuro.
3º Deixar claro o impacto do ocorrido (no feedback de correção) ou o impacto das ações adotadas futuramente (no feedback de desenvolvimento).
O feedback é algo pontual e rápido, sem “mimimi”. Para fornecer um feedback adequado o líder necessita de apenas um ou dois minutos. E para que esse minuto seja bem utilizado o líder deve:
Ser direto e eficiente (pois o líder não tem todo o tempo do mundo);
Deve focar no comportamento do indivíduo e não na personalidade (esse é um dos maiores erros).
Vamos há um exemplo: o liderado não entregou os relatórios na data combinada. O líder ao fornecer um feedback deve deixar claro o comportamento do liderado – “João, você teve um comportamento inadequado ao não cumprir com o combinado”, essa é a forma correta, focando sempre no comportamento.
Agora veja a forma errada – “João, você é irresponsável! Pois não cumpriu com o combinado”.
Nesse momento o líder agride a identidade do liderado, que não é irresponsável, porém teve um comportamento irresponsável, esse sutil detalhe faz toda a diferença quando falamos em gerar empatia e confiança com os liderados para extrair o máximo de cada um.
O feedback quando bem utilizado favorece o amadurecimento das relações, otimizando o processo de mudanças comportamentais, seja de um indivíduo ou de um grupo, caminhando assim para o alcance de novos patamares de desempenho.
Apoiar uma cultura em que há feedback sincero, construtivo e compromissado é viver com ousadia. Isso vale para empresas, escolas e famílias. Brené Brown
Essa foi uma pequena demonstração do que há de mais inovador em liderança, quer aprender mais sobre feedback e se preparar como um líder lendário?
Acesse gratuitamente a Imersão Líder em Ação clicando no link abaixo:
Preparei 5 aulas gratuitas para que você melhore os seus recursos internos e alcance o seu sucesso, aquilo que você realmente deseja.
Lembre que as aulas são gratuitas, e você conseguirá assistir no conforto da sua casa no momento que você quiser. Pare de se boicotar, impulsione a sua carreira com essa imersão.
Espero você nas aulas.




Comentários