3 Lições para vencer o "Ritmo Hipnótico" e retomar o controle da sua vida
- Adriano Betelli
- 20 de jan.
- 2 min de leitura
Lições que aprendi com o livro "+ esperto que o diabo".

1º Cuidado com a alienação: a arma invisível do piloto automático. A alienação é a ferramenta mais poderosa para transformar você em uma marionete das circunstâncias. O hábito de não questionar o caminho faz com que você viva em transe, repetindo ideias alheias como um papagaio que decorou três frases, mas não entende nenhuma.
O alienado é, acima de tudo, um preguiçoso mental: ele aceita o que a vida oferece sem julgar se aquilo faz sentido. Ele tem muitas opiniões (que não são dele) e nenhuma atitude. Aprendizado número 1: Não entregue o seu cérebro para terceiros. Exerça o poder de pensar por si mesmo.
2º Tenha um propósito definido: o fim da dúvida. Quando você quebra o ritmo hipnótico da alienação, a primeira porta que se abre é a do propósito. Ele responde às perguntas fundamentais: Por que estou fazendo isso? O que eu quero com essa ação?. Ter um propósito definido elimina a dúvida — que é o combustível da desistência.
Ser intencional é saber o que você quer em cada reunião, em cada diálogo e em cada decisão. Aprendizado número 2: O propósito não é apenas um destino, é a bússola que garante que você está no caminho certo.
3º Confie no fator tempo: o fracasso é um estado de espírito. O tempo não falha, mas tudo o que é grande exige maturação. O propósito pode ser definido em um estalo, mas a sua realização exige paciência. Entenda de uma vez por todas: o fracasso não existe! O que existe são derrotas momentâneas que servem de fermento para o seu crescimento.
O fracasso real só acontece quando você desiste e começa a usar desculpas como "não tive sorte" ou "aqui sempre foi assim" como muletas para a sua inércia. Essas derrotas passageiras são desvios necessários para forjar um vencedor. Aprendizado número 3: Diferencie o erro do fim. A perseverança é o que torna você, de fato, mais esperto que qualquer obstáculo.





Comentários